--------ESPAÇO PARA ACTUALIDADES 2013-----------------------MAIS NOTÍCIAS CLIQUE EM DESTAQUES

sexta-feira, 26 de abril de 2013

25 DE ABRIL 2013 EM NOVELAS.


NOVELAS NÃO DEIXOU ESQUECER ABRIL!


Nestes dias de Abril de 2013, mais propriamente no dia 25 acordei exactamente a pensar quando tinha  9 anos de idade. Andava na 4ª classe na Escola América Cardeal Rocha Melo em Novelas, e com a professora ao meu lado fazia junto ao quadro gizado a branco a leitura da “Bela Infanta” do livro intitulado “CAMINHOS”. Estávamos então em 1974 …
Recordo, quando lia: “Deitou os olhos ao largo, viu lá vir uma grande armada; e o capitão que nela vinha, que tão bem a governava; ” Mais á frente lia-se:  “Na ponta da sua lança, a cruz de Cristo levava”.
Fiquei perplexo, a revolução do 25 de Abril foi há 39 anos, os capitães de Abril já poucos restam, e metade da população do país já terá nascido após aquela data.
Neste dia fiquei feliz porque vi a minha aldeia, com entusiasmo a lembrar a história de Abril contada por crianças, com uma excelente peça de teatro e algumas cantigas que marcaram o 25 de Abril. No entanto surpreende-me que em tempos de sofrimento e pobreza escondida, se continue a ignorar os verdadeiros valores de Abril, apesar da música pimba não se sobrepor nem se juntar ao Zeca.
Passaram 39 anos, e dia a dia mesmo amedrontado com a espada; que nos é apontada com uma ditadura modernizada; o povo ainda suplica sem fazer nada. Resta a chegada duma grande armada, e de um capitão a empunhar na ponta da sua lança a cruz que Cristo levava.
Uma vez que me rasgaram a máquina do tempo para voltar a ter esperança; leva-me a acreditar, que actualmente um povo desunido; sem solidariedade ainda rejubila com a revolução mas sem fazer nada!
Roubaram-me o sonho, roubara-me o orgulho, roubaram-me a dignidade.
Peço ao mundo inteiro que me deixe ouvir de novo os passos na calçada, a voz do Zeca a cantar; o Povo a sorrir e a sonhar; com a construção de um novo País... fazendo outra vez... Com que sinta orgulho de ser Português!

Novelas 25 de Abril de 2013



Sem comentários:

Enviar um comentário